quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Uma Rua # é das Flores #


Rua das Flores, Porto

É das Flores, a rua. Fazem jus ao nome, as varandas. Vestidas a rigor. As lojas. Que das flores o são também. É a Mercearia das Flores. A Retrosaria das Flores. A Chocolateria das Flores. E até o hotel. O FloresVillage Hotel & Spa.
O trânsito de veículos foi interdito. Os edifícios foram restaurados. E a Rua das Flores, a escassos metros da Estação de São Bento, transformou-se numa das ruas mais movimentadas da baixa portuense. É ponto de passagem obrigatório para quem visita a cidade. E, eu mostro-lhe porquê.

O que é que a rua tem???

Um hotel de quatro estrelas com vista para o centro histórico da Invicta. À sua disposição quartos duplos e suites. Um SPA. Piscina e jardim interior.
Apresento-lhe o Flores Village Hotel & Spa.




   Uma obra de Nicolau Nasoni. A Igreja da Misericórdia, que data do século XVIII. Um museu também ele da Misericórdia, propriedade da Santa Casa da  Misericórdia do Porto. O museu reúne uma vasta colecção de arte, incluindo o famoso Fons Vitae, do século XVIII.  E ainda mais um museu. Que é das Marionetas.

Igreja da Misericórdia

Sangue derramado do Fons Vitae in Museu da Misericórdia

Fons Vitae, século XVIII in Museu da Misericórdia.



Um edifício belíssimo. Histórico. E requintado. A Ourivesaria Aliança foi transformada em Galeria, mas não perdeu o charme. A fachada é a original. No interior governam os doirados. E os cristais.
No rés-do-chão e no primeiro andar há salões de chá. No primeiro piso, o Jóia da Coroa, serve em louça de época, e está emoldurados pelas vitrinas da antiga ourivesaria. Nos restantes pisos encontramos boutiques de moda. 



 Mercearias. A Mercearia das Flores, onde podemos degustar e comprar produtos regionais e biológicos. Pão. Queijos. Mel. Compotas. Enchidos. Bolachas artesanais. E vinhos, entre muitas outras coisas. 
E a Porto de Baião. Mais uma loja de produtos tradicionais portugueses.


Restaurantes. Com muito bom aspecto. E para todos os gostos. Sugiro o À Parte. Que além de restaurante funciona como bar. A cozinha apresenta-nos sabores mediterrânicos de inspiração oriental. E pode tomar um copo noite dentro. Ou um chá, conforme lhe apetecer.




Chocolatarias. A Equador, sobejamente conhecida. E a Chocolataria das Flores. Há chocolates. Brownies. Bolachas. E marmeladas. Para lá da loja, há uma cafetaria. Aproveite! Cai sempre bem uma chávena de chá ou de chocolate quente. Uma fatia de bolo caseiro ou um scone.




 Uma loja de artesanato português. A Memórias. As peças evocam a cultura portuguesa. Entrar na loja é viajar no tempo.
                                                                                                  


E uma retrosaria. A Retrosaria das Flores, adivinhava-se. Que também ela permite uma viagem no tempo. Há matérias-primas para costura. Tricot. Tecelagem. Fiação. Workshops. E oficinas.



Tem alma a rua. Renovada. E arranjada. Tem alma o comércio. Arrojado. E moderno. Mas, que viagens no tempo permite.
Têm alma, as gentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário